Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts/setInterval/5000

Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho'

O cartunista morreu em casa, aos 91 anos.

Foto: Renato Araújo

Ziraldo, o renomado desenhista e escritor responsável pela criação de personagens icônicos como "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê", faleceu aos 91 anos. A confirmação veio por parte da família do artista, durante a tarde deste sábado (6). Ziraldo nos deixou enquanto dormia em sua residência, localizada em um apartamento no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 15h.

Além de suas contribuições como desenhista e escritor, Ziraldo também se destacou como chargista, caricaturista e jornalista. Ele foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim" nos anos 1960, um veículo importante na resistência à ditadura militar no Brasil.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG), onde passou sua infância. Como o mais velho de sete irmãos, seu nome foi uma combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha, e de seu pai, Geraldo. Desde a infância, Ziraldo era um leitor assíduo e teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos de idade, em 1939, no jornal "A Folha de Minas".

O desenhista e cartunista Ziraldo, em momento de trabalho, em foto de arquivo de 18 de maio de 1969. — Foto: IARLI GOULART/ESTADÃO CONTEÚDO

Sua carreira teve início na década de 1950, com trabalhos na revista "Era uma vez..." e uma página de humor em "A Folha de Minas". Em 1957, graduou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. No mesmo ano, começou a contribuir com as revistas "A Cigarra" e "O Cruzeiro". Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, com quem teve três filhos.

Na década seguinte, ele se destacou no "Jornal do Brasil" e continuou a publicar charges políticas e cartuns. Nesse período, criou personagens como Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho. Também realizou seu sonho de infância ao se tornar autor de histórias em quadrinhos, publicando a primeira revista brasileira do gênero com um único autor, focada na "Turma do Pererê".

Infelizmente, a revista foi interrompida em 1964, com o início do regime militar. Em 1969, Ziraldo foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim", onde continuou a luta pela democracia com textos e ilustrações incisivos. Ele foi detido em casa um dia após a implementação do AI-5, em 13 de dezembro de 1968, sendo levado para o Forte de Copacabana.

Em 1969, publicou seu primeiro livro infantil, "FLICTS", e a partir de 1979, dedicou-se principalmente à literatura infantil. Seu maior sucesso, "O Menino Maluquinho", foi lançado em 1980, tornando-se um fenômeno no mercado editorial brasileiro.

O cartunista, será velado na manhã de domingo (7), na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro. Já o sepultamento ocorrerá à tarde, no Cemitério João Batista. A informação foi dada pela família, em nota oficial. O artista de 91 anos morreu de causas naturais em sua casa.



*ATUALIZADO ÀS 19:32 DE 06/04/24 PARA INFORMAR SOBRE O VELÓRIO E SEPULTAMENTO.